sábado, 22 de agosto de 2020

34ª SEMANA = JESUS É JESUS É O SUMO SACERDOTE

 ✝️ 34ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


⚖️ “JESUS É O SUMO SACERDOTE” ⚖️


Passando o capítulo 15 da Videira Verdadeira e o 16 do Vencedor... chegamos ao 17, um dos capítulos mais lindos do Evangelho de João (pelo menos, na minha opinião!), por se tratar da “Oração Sacerdotal” de Jesus. Os primeiros 5 versos ele ora por si, como era mesmo feito no Antigo Testamento, quando o sacerdote fazia primeiramente expiação pelos seus próprios pecados. Em seguida ele ora por seus discípulos e conclui orando por todos “aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,” (v:20) Ou seja, Ele orou por mim!!! Orou por você!!! Já parou para pensar nisso? Sempre pensamos em orar para Ele, mas pouco se fala no fato de ter Ele orado por nós!


É por isso que a Bíblia mesmo identifica Jesus como o nosso Sumo Sacerdote quando afirma: “Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.” (Hebreus 10:21) Acredito que até mesmo se referindo a momentos como este em que Jesus intercedia por nós em oração é que se diz ainda em Hebreus que “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão (...) sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” (5:7-10)


Este era um dos principais ofícios sacerdotais, interceder pelo povo diante de Deus e representar a Deus diante do povo. Para isso ninguém melhor que o próprio Senhor Jesus Cristo para fazer esta “ponte”, afinal, ele é o único que, de forma diferenciada, tem cidadania terrena e celestial, como 100% homem e 100% Deus, o que faz com que Ele possa se apresentar diante de Deus como homem já que, “como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado, podendo assim compadecer-se das nossas fraquezas” (Hebreus 4:15 ) inclusive, “por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.” (Hebreus 2:17).  E, claro, também apresentar-se diante dos homens como Deus, o Deus que agora enche com Sua glória este nosso “tabernáculo” terreno!


Como estamos vendo, a carta aos Hebreus fala muito desta figura sacerdotal de Jesus. E uma das revelações mais significativas é o fato de que, “visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.” (Hebreus 7:24-26) Observe as dimensões “permanente”... “definitivamente”... e “vive sempre para interceder por eles”? E no último verso, a oração ainda acaba com “continuamente”!!  Aliás, este “eles”, na verdade, somos nós, eu e você! Temos um Intercessor que advoga a nossa causa diante do tribunal divino. O próprio João reafirmou isso também posteriormente em suas cartas assegurando: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 João 2:1) Algumas versões traduzem “intercessor” como “advogado”. Mas o sentido é o mesmo usado pelo Apóstolo Paulo quando também afirmou categoricamente que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5) o qual é reconhecido em Hebreus também como o Mediador de uma Nova Aliança! (9:15).


Com esta reflexão, gostaria mesmo que todos nós nos sentíssemos “interligados” a Deus pelo “link” Jesus Cristo! É só olhar para cruz e perceberemos que ela liga a terra com o céus (e vice-versa). É como imaginar um dos braços da cruz segurando a nossa mão e com o outro bem aberto Ele segurando a mão de Deus. Jesus no “meio”, intermediando esta comunhão inseparável de fé e confiança pelo vínculo do amor! 


E já que estamos dando a ênfase na oração de Jesus por nós, segue agora um trechinho dela para o nosso deleite, não só hoje, mas todos os dias, para sempre, sabendo que Ele é nosso intercessor permanentemente e continuamente:


🛐 Oração: 🛐

"Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja". (João 17:24-26) Oro em plena concordância com Jesus! Que assim seja! 


Compartilhei minha 34ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário