sábado, 15 de agosto de 2020

33ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É A VIDEIRA VERDADEIRA"

 ✝️ 33ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


🍇 “JESUS É A VIDEIRA VERDADEIRA” 🍇


"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.” (João 15:1)


Aqui Jesus está se auto apresentando como a Videira Verdadeira. Não que houvesse outra falsa, mas que Ele de fato é a legítima, pura e sem mistura, a autêntica árvore da qual se extraía o bom fruto da vide. Já vimos que Ele também se comparou ao grão de trigo que caindo na terra deu muito fruto, logo, Ele é também então a semente na qual já estava contida toda a natureza desta árvore que dela brotou, cresceu e deu muitos frutos. 


Talvez até pudéssemos ainda conjecturar que Ele é a Semente de uma Nova Raça, a raça da “geração eleita” que posteriormente o apóstolo Pedro se referiu, e que deu origem à esta Árvore Genealógica de todas as famílias da terra que foram abençoadas pelo Pai, o qual aqui é colocado como o Agricultor, aquele que “plantou” esta semente e dela tem cuidado e preservado a espécie!


Se analisarmos as Escrituras do Antigo Testamento, iremos achar muitas referências da videira como um símbolo da Nação de Israel. Muito provavelmente por isso, eu creio que o Senhor Jesus tenha se referido a si mesmo como a “verdadeira” videira, pois, na verdade, “a videira que a tua destra plantou, e o sarmento que fortificaste para ti...Está queimada pelo fogo, está cortada; pereceu pela repreensão da tua face.” (Salmos 80:15,16) Sim, como uma videira adulterada, Israel já não poderia ser mais considerada a “verdadeira”. Veja como o próprio Agricultor explica ainda melhor o que aconteceu: “Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?” (Jeremias 2:21)


E onde entramos nós que não temos nada a ver com Israel? Nós fomos “enxertados” no lugar dos ramos cortados. Quem explica melhor agora é o Apóstolo Paulo: “Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz..., saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você. Então você dirá: "Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado". Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.” (Romanos 11:17-21) Que analogia interessante para a gente refletir!


Ora, obviamente, o Agricultou planta uma videira esperando “desfrutar” dela. Então, Ele tem uma “semente inteiramente fiel”, de uma “vide excelente”, para dela colher frutos bons, doces e suculentos, por isso Jesus mesmo explica melhor também quando declara que “todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” (João 15:2) E ainda acrescenta o bom conselho: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.” (15:4) Dele é que vem a “seiva”, a força e o vigor que nutre e sustenta nossa vitalidade frutífera. Assim devemos “permanecer permanecidos” NELE e daremos muitos e bons frutos para a alegria do Agricultor!


Diante disso, o mais lindo deste “Eu sou” desta semana está na íntima relação que ele traz com o “vocês são”! Note aqui:

“Eu sou a videira; vocês são os ramos” (João 15:5) Isto quer dizer que estamos “ligados” NELE! Melhor ainda explicado: “somos um com ELE!” Celebremos esta unidade com ELE, que é a videira verdadeira, e conosco que somos todos os ramos também ligados uns com os outros! 


Sendo assim, já que sou uma com ELE, faço da oração sacerdotal de Jesus as minhas próprias palavras depois de ter transmitido esta minha mensagem para você também crer que somos um NELE e para que o mundo saiba que o Pai me enviou, e te ama como igualmente me tem amado para eu te amar! Este é um bom fruto!


🛐 Oração: 🛐

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade..." (João 17:20-23) 


Compartilhei minha 33ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário