✝️ 35ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️
💔 “JESUS É O HOMEM DE DORES” 💔
Em meio a explicação da semana passada, citamos alguns textos de Hebreus para compreender a eficácia do ministério sacerdotal de Jesus, “tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” (Hebreus 2:18) Lembram? Pois bem...
Seguindo este mesmo raciocínio, vamos nesta semana prosseguir justamente narrando estes “sofrimentos e dores” pelos quais nosso amado Senhor Jesus passou nos seus últimos dias nesta terra. Lembram que estávamos estudando suas últimas palavras desde o capítulo 13 em uma longa conversa com seus discípulos até a oração sacerdotal do capítulo 17 com a qual concluímos sábado passado. Hoje, então, entramos no 18, quando “Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles.” (v:1)
Até agora, dos 34 títulos de Jesus já vistos a maioria deles são atributos gloriosos, com exceção do “servo” (ainda que na visão do Reino de Deus, esta seja também uma qualificação nobre e digna). Já este 35º título vai denotar uma imagem bastante desfigurada do nobre e digno quadro do Rei dos Judeus. Justamente pela acusação destes próprios judeus que consideravam uma afronta este título, bem como muito provavelmente, todos os outros aqui bem lhe atribuídos!
Mas esta afronta dos opositores não surge somente nestes últimos capítulos da Sua história, elas percorrem todas as páginas do Evangelho, tendo a partir de então a sua apoteose com a conspiração, traição, condenação e execução do “servo sofredor” como assim é chamado por Isaías, já descrevendo detalhadamente no seu capítulo 53 o que estava previsto acontecer verdadeiramente a partir do 18 de João, quando Jesus literalmente “atravessa o vale”.
Sim, a vida de Jesus não foi só praia, planos e planícies... além de monte da Transfiguração no qual resplandecia gloriosamente, também existiu um Monte Calvário no qual desvanecia dolorosamente. Ainda que ensinou no Monte das Bem-Aventuranças, também aprendeu a desventura do vale da sombra da morte...
A paixão de Cristo, por mais trágica que tenha sido, já provocou aplausos e premiações como espetáculo teatral e produção cinematográfica. Tem sido tema de canções e fonte de inspiração para poetas. Uma das mais famosas e populares imagens devocionais da arte cristã nos primeiros séculos, era justamente o "Varão de Dores” pintado em quadros caríssimos com os traços e as cores mais sombrias e agoniantes que pudessem expressar a Imago Pietatis ou "Cristo da Piedade", como era chamado nas várias distintas versões da imagem que foi desenvolvida ao longo das eras.
Esta imagem, descrita nas palavras de Isaías, seria mais ou menos assim: “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto,(...). Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (...) Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro,(...) Com julgamento opressivo ele foi levado. Ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer” (53:2-10)
Nos últimos capítulos de cada um dos 4 Evangelhos cumprem-se estas profecias pelas mãos dos algozes capatazes que ultrajaram o nosso Cristo! Contudo, é também nestes últimos capítulos que é registrada a sua gloriosa ressurreição bem como o final da profecia de Isaías: “ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles. Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53:10-12)
🛐 Oração: 🛐
Ao que tomou minhas dores e chagas, agora tome todas minhas honras e glórias, gratos louvores e exaltações!
Compartilhei minha 35ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário