sábado, 6 de junho de 2020

23ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É BENDITO”

✝️ 23ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


📢 “JESUS É BENDITO” 📢


Prosseguindo pelos capítulos do Evangelho de João, como temos feito desde o começo do ano, chegamos naquele grande evento conhecido como “A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”! Nosso calendário atual não está batendo muito com a nossa cronologia aqui desta série, mas vamos nos situar no tempo: diferente de nós que na semana passada celebramos o Dia de Pentecostes, já com 50 dias após a Páscoa, aqui em João 12:12, Jesus ainda está uma semana antes da crucificação, mas já a caminho da Festa da Páscoa junto com toda a multidão na peregrinação anual em Jerusalém!

A esta altura, a fama de Jesus já tinha ultrapassado em muito os limites da Galileia e todos desejavam poder conhece-lo pessoalmente nesta oportunidade! Parecia a ocasião perfeita para conclamar Jesus o Rei dos Judeus, o Messias Prometido! Sem mesmo relacionarem os fatos do momento com as profecias antigas, o cenário estava perfeitamente ajustado ao descrito pelo profeta: “O teu rei virá a ti, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, filho de jumenta” (Zacarias 9:9).

Nada convencional com as expectativas dos mestres da Lei, escribas e fariseus, para aqueles que esperavam a revelação do Messias de Israel de modo pomposo e majestoso. Todos tiveram que assistir a mais simples saudação real, porém o mais perfeito louvor ao Rei, vindo dos lábios de pequeninos que, acenando com ramos de palmeiras nas mãos, cantavam:

“Hosana! BENDITO o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.” (v:13)

Já abordamos aqui o título de Rei na 9ª semana. O foco agora desta semana vai para o atributo de BENDITO!

A própria palavra traduz seu significado, BENDITO é bem dito! Mas para não ser tão simplista com um adjetivo tão especial, vamos deixar a definição mais bem dita do que possa ser. A palavra no original grego é eulogeo , associada obviamente com a nossa palavra “elogio”. E no hebraico vem de uma raiz barakeh, beirakheh que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Mais diretamente, “bendito” é uma característica daquele que é elogiado, louvado, adorado com palavras bem ditas como demostra o salmista ao fazer alusão justamente a este momento profético no Salmo messiânico 118:19-29, que poeticamente bendiz assim:

Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao Senhor.
Esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos.
Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação.
A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.
Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós.
Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.
Salva-nos, Senhor! Nós imploramos. 
Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos.
Bendito é o que vem em nome do Senhor. Da casa do Senhor nós os abençoamos.
O Senhor é Deus, fez resplandecer sobre nós a sua luz.
Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as pontas do altar.
Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei!
Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

No entanto, o mesmo Jesus que ouviu os gritos de uma multidão chamando-O de BENDITO quando bendiziam a sua entrada em Jerusalém... dias depois, outra multidão O amaldiçoava gritando “Crucifica-o, crucifica-o!” maldizendo o nosso Bendito Senhor quando saía do mundo! Contudo, chegará o tempo em que toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, o Messias Bendito, e todos os povos bendirão ao que é bendito para sempre! (Confira Mateus 23:37 a 39 e Filipenses 2)

🛐 Oração: 🛐
Sim, meu Bendito Deus e Rei meu, Amado Senhor Jesus, quero sempre me juntar a este interminável cortejo festivo em constante adoração e louvor a Ti! De fato, tudo o que sempre tenho feito aqui, a cada semana, é te bendizer com atributos que bendigam o Teu nome, que exaltam a Tua glória, que engrandeçam o Teu Ser. Sempre estarei adicionando à frase “JESUS É” um louvor que se aplique justamente a este perfil de BENDITO, pois só tenho dito o bem que meus lábios e minhas palavras conseguem expressar para elogiar ao Senhor dando graças com saudações benditas e cheias do meu mais sincero e verdadeiro amor. Não com bajulações hipócritas e circunstanciais, mas com a mais pura admiração!

Compartilhei minha 23ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário