sábado, 14 de março de 2020

11ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É JUDEU”

✝ 11ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝


🕎 “JESUS É JUDEU” 🕎


No capítulo 4 de João, temos o encontro de Jesus com uma mulher samaritana. É muito interessante como esta mulher vai progredindo na revelação que ela, aos poucos, recebe de Jesus.

Jesus está junto ao poço de Jacó em Samaria aguardando os discípulos voltarem da cidade onde foram comprar alimento. Nisto esta mulher vem para retirar água e Jesus lhe pede um pouco para beber. Espantada ela responde: “’ Como o senhor, sendo JUDEU, pede a mim, uma samaritana, água para beber?’ (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos).” (v:9)

Você já se perguntou porque Jesus nasceu judeu e não armênio, brasileiro, italiano, grego...? “Pois é evidente que o nosso Senhor descende de Judá...” (Hebreus 7:14)

Já estudamos Jesus como o Filho do Homem, filho de José e Maria, filho de Davi, filho de Abraão... e vimos que todos são da linhagem de Israel, como bem explica o apóstolo Paulo que ele “foi prometido de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus.” (Romanos 1:2-4)

E são muitas estas promessas profetizadas, por exemplo, por Isaías quando suspira: “Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” (9:1,2)

E Jesus cumpriu esta palavra, porque “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo... e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu (povo), e os seus (judeus) não o receberam.” (João 1:9-11)

O próprio Jesus denuncia esta rejeição, justamente por aqueles que conheciam tão bem as profecias: “Jesus disse a alguns judeus do seu tempo: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida” (João 5:39-40).

Realmente, mesmo nascendo em Belém da Judéia como previsto em Miquéias 5:2... mesmo ensinando, pregando e curando por toda a Galileia com a “multidão dizendo: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia” (Mateus 21:11) porque ele “habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno” (Mateus 2:23) ainda assim não creram! Aliás, eu não sabia, mas um dos significados de Nazaré é renovo, o que bem se relaciona com outra profecia de Isaías: “Eis que um ramo surgirá do tronco de Jessé e das suas raízes um renovo brotará!” (11:1)

E porque não creram e não receberam, mas rejeitaram o verdadeiro Messias dos judeus, eles o crucificaram e “Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.” ( João 19:19)

Mas hoje nós bem sabemos que Jesus, o Nazareno, ressuscitou e não só é o prometido Rei dos JUDEUS, o profetizado Rei de ISRAEL, mas é o desejado Rei das NAÇÕES, “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” (Gálatas 3:27-29)

E é neste Jesus que está a esperança para todos os povos, para todo mundo... “Então, um dos anciãos consolou-me, afirmando: “Não chores, pois o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro...” (Apocalipse 5:5)

🛐 Oração: 🛐
Senhor Deus, quero te agradecer porque o Senhor está chamando agora ‘meu povo’ a quem não era povo; e chamando ‘minha amada’ a quem não era amada", porque nós não éramos seu povo, contudo somos hoje chamados ‘filhos do Deus vivo". Eu, que não buscava justiça, a obtive, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. (Romanos 9:25-26 e 30,31)
No entanto eu creio também, conforme diz o profeta que "em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o Nome pelo qual será conhecido: ‘Jeová-Tsidkenu, o SENHOR, é a Nossa Justiça’.” (Jeremias 23:4-6)

Teu Povo, Tua Igreja, Tua Amada, Tua Raça Eleita te adora!

Compartilhei minha 11ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário