✝ 12ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝
👀 “JESUS É PROFETA” 👀
Na semana passada começamos a observar a percepção progressiva que a mulher samaritana teve de Jesus no seu encontro com Ele junto ao poço de Jacó. Vimos que a 1ª impressão que ela teve de Jesus foi basicamente geográfica, étnica e política, ou seja, Jesus era um judeu, simplesmente, diferente dela que era uma samaritana, e para complicar, não se davam bem por conservarem ideais políticos e costumes étnicos diferenciados e contrários.
Contudo, como estudamos detalhadamente, ela não estava errada, Jesus de fato teve sua origem humana na raiz de Davi, da tribo de Judá, na nação de Israel, nasceu em Belém da Judéia e viveu em Nazaré da Galileia.
Mas ao longo da conversa, a percepção da samaritana avançou para além das fronteiras terrenas, ela enxergou Jesus na região do sobrenatural quando Ele descreveu as condições íntimas da sua vida conjugal. “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és PROFETA.” (João 4:19) Creio que ela só pôde ver, justamente, porque também estava sendo vista de um modo como nunca antes talvez alguém havia olhado para ela! Jesus a viu profeticamente, viu sua alma, olhou para dentro do seu coração, muito mais do que para o interior da sua casa, do seu casamento. Jesus a viu com olhos de profeta e foi abrindo a visão dela como fez com o cego de nascença que, igualmente, fez a mesma declaração: “Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é PROFETA.” (João 9:17)
É justamente este o ministério do Profeta, mediante a palavra proferida de seus lábios, abrir os olhos do coração, do entendimento daqueles que estão cegos, porque o Profeta, não só enxerga e denuncia o passado, muitas vezes oculto, mas declara a instrução para o presente, porque ele vê o futuro além, portanto pode prevenir (antes) e profetizar (depois) segundo o que da parte do Senhor Deus lhe for revelado. E foi exatamente isto que Jesus veio fazer entre nós!
E não foi só esta mulher, nem mesmo apenas este cego, mas “muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o PROFETA.” (João 7:40) Lucas também registra que “de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um GRANDE PROFETA se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.” (7:16) Em outra ocasião ainda “vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é VERDADEIRAMENTE O PROFETA que devia vir ao mundo.” (João 6:14) De fato eles todos “o tinham por PROFETA.” (Mateus 14:5; 21:11 e 46)
Seus próprios discípulos assim o descreveram após a sua morte: “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.” Lucas 24:19 Posteriormente também, os próprios apóstolos confirmaram repetidas vezes que “Este (Jesus) é aquele que Moisés disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.” (Atos 3:22 e 7:37)
Aliás, muitos povos, até hoje, bem como muitas seitas e religiões, também consideram Jesus até hoje como um “grande profeta”, simplesmente. Só que isso não basta, isso não é tudo. Sim ELE É O PROFETA verdadeiro que havia de vir, veio e prometeu voltar, mas há mais, muito mais ainda para descobrir e enxergar em Jesus! Não pare por aí... Vamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor! Ele nos tem dado esta oportunidade, nem que seja nestes breves, mas periódicos, encontros semanais aqui junto ao “poço de João, de Mateus, Marcos e Lucas” e em toda a Escritura Sagrada!
Semana que vem prosseguiremos avançando nesta percepção progressiva junto com a mulher samaritana... aguardem!
🛐 Oração: 🛐
Jesus, vejo que Tu és PROFETA! Sim, vejo porque o Senhor me abriu os olhos por meio das Suas Palavras, por meio das Suas Obras, por meio do Seu olhar que enxergou o meu passado perdido no pecado, veio ao meu presente como voz profética me levando ao arrependimento quando me revelou o glorioso futuro que o Pai reservou para minha Redenção!
Obrigada, Jesus, porque Tua Palavra de Vida penetrou no meu espírito e trouxe vida ao meu vale de ossos secos quando profetizada aos meus ouvidos! Obrigada pelos milagres e maravilhas que o Senhor operou e continua operando para a transformação da minha vida! Reconheço e creio nos teus profetas, por isso prosperarei. Que o Senhor me dê discernimento para rejeitar os falsos profetas e me conceda ousadia para profetizar esta mesma Palavra de Vida ao meu povo!
Compartilhei minha 12ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário