✝ 9ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝
👑 “JESUS É O REI DOS REIS” 👑
Final de semana... final do mês... e finalmente... final do 1º capítulo de João (ainda!!!). Assim não vamos acabar este ano... Lógico! Jamais os atributos divinos se esgotariam em 52 semanas, nem mesmo em um só Evangelho, nem em 4, nem mesmo na Bíblia inteira... não teria fim... mas vamos prosseguindo até onde der... puder e couber!!!
Aliás, este 9º título foi citado ao lado de outros dois já estudados anteriormente por estarem intimamente relacionados:
“Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" (João 1:49)
Sim, o Mestre (Rabi), já reconhecido como Filho de Deus, agora também é declarado como REI DE ISRAEL!
Inclusive, muito oportuno tratarmos do atributo em referência bem nesta semana do Carnaval colocando em contraste a figura do Rei Momo com o REI dos reis citado aqui por Natanael. Não vou ocupar este “santo espaço” com a história original do tal Rei Momo, basta você fazer uma rasa pesquisa pela Internet e constatará que boa coisa não é e nem poderia ser, vindo de um folião irreverente, beberrão e comilão, que bem representa Satanás já que a mitologia denuncia que ele foi expulso da morada dos deuses! Qualquer semelhança é mera coincidência!
Mas enfim, o Rei que quero apresentar não tipifica o prazer encarnado e enfeitado com fantasias suntuosas e máscaras carnavalescas, muito pelo contrário... a primeira citação de Jesus como Rei foi logo depois do seu humilde nascimento em uma estrebaria, quando os Magos do Oriente “chegaram a Jerusalém e perguntaram: ‘Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.” (Mateus 2:1-3) E assim foi por todo o “reinado” de Jesus na terra, desde o seu nascimento já considerado Rei, porém enquanto uns O procuravam para adorá-lo, outros perturbados sentiam-se ameaçados e por isso procuravam para matá-lo.
Em outra ocasião, ainda “para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta: Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’". (Mateus 21:4,5) E assim, mesmo mantendo a humildade de um Rei montado em um jumentinho, despertou a revolta daqueles que não o aceitavam como tal, mas também “sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.” (João 6:15) Porque ainda não era o tempo nem o espaço para o Seu Reino, conforme Ele mesmo respondeu a Pilatos: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui". “Então, você é rei! ", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo.” (João 18:36)
E pareceu bem a Pilatos fazer com que, justamente por esta razão, ele recebesse a acusação da sua morte, pois “assim estava escrito na acusação contra ele: O REI DOS JUDEUS.” E ainda zombando “Vestiram-no com um manto de púrpura, depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele. E começaram a saudá-lo: “Salve, rei dos judeus!" Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração.” (Marcos 15:17-19,26)
Do nascimento até a morte, Jesus, sendo o verdadeiro Rei de Israel, o Messias Ungido para Reinar, foi rejeitado pelos judeus em troca por Barrabás, ao darem a preferência a um assassino. Semelhantemente muitos, hoje em dia, também tem trocado o Rei Jesus pelo Príncipe das trevas ao preferirem um “Rei Momo” continuando um carnaval de zombarias…
No entanto, este Rei humilde da manjedoura, do jumentinho e da cruz, voltará em breve e “de sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. Ele as governará com cetro de ferro. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.” (Ap 19:15,16)
🛐 Oração: 🛐
Rei Jesus, “venha a nós o teu Reino e seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Reina e governa a minha vida, hoje e sempre, assentado no trono do meu coração! Tu és o bendito e único Soberano, Majestoso Rei dos reis!
Compartilhei minha 9ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário