sábado, 22 de fevereiro de 2020

08ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É O MESSIAS O CRISTO UNGIDO”

✝ 8ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝


✡ “JESUS É O MESSIAS, O CRISTO, UNGIDO” ✡


O título da semana é MESSIAS! Esta palavra é de origem hebraica (Mashiach) que significa UNGIDO e foi traduzida no grego por CRISTO. Então, quando chamamos Jesus Cristo, estamos literalmente declarando Jesus, o Ungido. Ele não é um ungido, como eram os reis e sacerdotes de Israel ungidos como sinal de consagração ao serviço, Ele é O Ungido, com o mesmo M maiúsculo de Mestre da semana passada, porque Ele é O MESSIAS PROMETIDO. Aquele que haveria de vir! (Conforme Isaías 61:1-2 e Lucas 4:17-21)

O texto a que chegamos para esta declaração ainda está no 1º capítulo do Evangelho de João, confira:
“Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o MESSIAS (que, traduzido, é o CRISTO). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (Vs 40-42)

Achei interessante copiar até o verso seguinte, porque esta confissão aconteceu com Pedro no primeiro encontro dele com Jesus, e veja a semelhança das confissões depois de algum tempo caminhando juntos em Mateus 16:15-18, compare: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o CRISTO, o Filho do Deus vivo....Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

E não parou aí, em outra ocasião quando depois de um duro sermão, muitos discípulos abandonaram a Jesus, este mesmo Pedro bradou: “Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o CRISTO, o Filho do Deus vivente.” (João 6:68,69)

Pedro foi um dos que mais reconheceu em Jesus o Messias prometido do início ao fim, basta examinar depois quantas vezes ele o faz nas 2 cartas que escreveu como apóstolo para a edificação das igrejas.

Aliás, já por todo o Antigo Testamento, muitos (se não todos) profetas e patriarcas já anunciavam a vinda do Messias como o Rei ideal e o Sacerdote Perfeito. Infelizmente, eles não O reconheceram e em vão ainda estão aguardando sua chegada conforme depoimentos de rabinos influentes de Jerusalém na revista "Isto é" deste mês. Inclusive, a confusão a este respeito se torna ainda mais complicada quando o mesmo tema está sendo transmitido por leigos em seriado atual da Netflix e cantado por escolas de sambas pagãs nos enredos do Carnaval 2020 no Rio de Janeiro.

Por estas razões, faz-se necessário proclamar em alto e bom tom, ou em letras maiúsculas em negrito que JESUS CRISTO É O MESSIAS, O UNGIDO DE DEUS QUE JÁ VEIO E BREVE VOLTARÁ!

Não se confunda, como confundida estava a mulher samaritana quando disse: “Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.” (João 4:25) Ela ainda esperava aquele que já estava diante dela. Mas o próprio Jesus se apresentou como sendo o Messias: “Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.” (v:26) ELE É! O “EU SOU”!

Veja por este texto como se fazia necessário o destaque “Messias (que se chama o Cristo)” como em João 1:41 e repare que Mateus 1:16 também enfatiza: “E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.”

Desde então, é nossa missão anunciar que este Jesus é o Cristo a exemplo do apóstolo Paulo que “como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. E alguns deles creram... Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja...” continuaram não aceitando! (Atos 17:2-5)

🛐 Oração: 🛐
Meu Jesus, eu reconheço, declaro e proclamo que Tu és o Cristo, o Ungido de Deus, o Messias Prometido que já veio e que prometeu voltar para que se cumpra e se complete a promessa de dar fim ao pecado e estabelecer a justiça eterna!

Compartilhei minha 8ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário