sábado, 1 de fevereiro de 2020

05ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É O FILHO DO HOMEM”

✝ 5ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝


🧔🏻“JESUS É O FILHO DO HOMEM” 🧔🏻


Depois de explorarmos na semana passada um tanto mais sobre a realidade de que Jesus é Filho de Deus, e portanto Ele é o Deus-Filho, o Unigênito Legítimo que posteriormente tornou-se o Primogênito entre muitos irmãozinhos adotados (que somos nós!), agora, nesta semana, ainda quero seguir por esta mesma linha para não perder o raciocínio, abordando outras muitas expressões bíblicas que revelam que Jesus também é Filho de outros “pais”. Vejamos:

No último verso do primeiro capítulo de João, Jesus mesmo declara de si: “E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o FILHO DO HOMEM". (v:51)
Ora, por que Jesus por várias vezes se autonomeava por este título já que, conforme o último verso do penúltimo capítulo, “estes foram escritos para que vocês creiam que JESUS É O CRISTO, O FILHO DE DEUS e, crendo, tenham vida em seu nome.” (20:31)?

Porque este título Messiânico já havia sido profetizado pelo profeta Daniel (Dn. 7:13,14).
Pois que, como também já afirmamos e insistimos, Jesus como Filho de Deus, veio reaproximar Deus do homem, e como Filho do Homem, veio reaproximar o homem de Deus. Só alguém com estas duas legítimas naturezas poderia fazer isso!

1º) FILHO DE JOSÉ & MARIA: seus pais “(meio) biológicos” de coração
Muito interessante que logo após a voz de Deus declarar, não só que Jesus era seu Filho, mas seu Filho Amado, começa-se a genealogia natural de Jesus no verso seguinte: “E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: TU ÉS O MEU FILHO AMADO, em ti me comprazo. E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, SENDO (COMO SE CUIDAVA) FILHO DE JOSÉ, e José de Heli... e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de DEUS.” (Lucas 3:22,23-38) Na verdade, a declaração de Jesus ser "Filho do homem José" está bem entre as duas enfáticas declarações de que Ele é "Filho de Deus", abre com Deus e fecha com Deus!
E ainda reforçando a pura humanidade da família completa de Jesus com pai, mãe, irmãos e irmãs, temos esta questão: “Não é este o carpinteiro, FILHO DE MARIA, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs?” (Mc 6:3)

2º) FILHO DE DAVI: seu pai precursor no trono de um Reino que jamais terá fim
Já, logo mesmo no anúncio do seu nascimento para seus pais naturais pelo Anjo Gabriel, lhe foi dado este título:
“o anjo lhe disse: ‘Maria...Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de SEU PAI DAVI ... seu Reino jamais terá fim'". (Lc 1:30-33)
Observe que este verso começa dizendo que Ele é filho de Maria e acaba por declarar que Davi é seu pai, mas entre MARIA e DAVI também está registrado que ELE É FILHO DO ALTÍSSIMO! (Aliás, além do Anjo Gabriel, o anjo caído Satanás, também fez uso deste mesmo título ao chamar Jesus de “Filho do Deus Altíssimo” em Lucas 8:28).
Vale ainda ressaltar que tanto José como Maria eram também descendentes de Davi, o que faz cumprir o requerimento messiânico de Jesus como da linhagem real do Rei Davi. Mais para frente certamente trataremos de Jesus como Rei!

3º) FILHO DE ABRAÃO: o pai de sua raça judaica em cuja descendência seriam benditas todas as famílias da terra
Enquanto o propósito de João é provar a divindade de Jesus ao mundo enfatizando ser Jesus o Filho de Deus...
Marcos, se dirige ao público romano e apresenta Jesus como servo, simplesmente o carpinteiro, filho de José e Maria...
Mateus, por sua vez, quer apontar para os judeus que Jesus é o Rei de Israel, o Messias prometido, e inicia a sua genealogia começando por Abraão como “Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão... Abraão gerou a Isaque...” (Mt 1:1)
Já Lucas, o grego, basicamente se preocupa em sinalizar a humanidade de Jesus colocando Adão como seu último ancestral. Justamente por isso, é no seu Evangelho que a expressão "FILHO DO HOMEM" aparece muito mais vezes que nos demais.
Rapidamente quero dissertar sobre as 4 palavras principais na língua hebraica para “homem”, mostrando que, Jesus como este FILHO DO HOMEM é “ish” (sexo masculino); e tanto “enash” (homem débil em suas fraquezas); como “geber” (homem valente com poder de herói); mas sobretudo é “adam” (homem como espécie humana da terra).

🛐 Oração:
Sendo assim, meu louvor e gratidão a Jesus como FILHO DE DEUS que tomou a forma humana de FILHO DO HOMEM em carne e osso como Adão; ao FILHO HOMEM MACHO de José e Maria que veio humildemente para servir; ao FILHO HOMEM SOFREDOR de Abraão que foi entregue em sacrifício pelo pecado; e ao FILHO VALENTE de Davi que fez chegar à nós o eterno Reino de Deus!

Compartilhei minha 5ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário