sábado, 8 de fevereiro de 2020

06ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É O CORDEIRO DE DEUS”

✝ 6ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝


🐑 “JESUS É O CORDEIRO DE DEUS” 🐑


Chegamos à mais um título único e exclusivo de Jesus: CORDEIRO DE DEUS!

Aliás, expressão também única e exclusivamente usada só por João, o apóstolo, aqui ainda no primeiro capítulo do seu evangelho por 2 vezes e por outras várias em seu último livro, o Apocalipse!

A 1ª vez que João aplica este nome a Jesus foi no dia do seu batismo e a 2ª no dia seguinte, como vemos abaixo:

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (v:29) 
“No dia seguinte João estava outra vez ali,...e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o CORDEIRO DE DEUS.” (Vs:35,36)

Como vemos, a finalidade do “Cordeiro” de Deus era para “tirar o pecado do mundo”. Desde o princípio, quando o pecado entrou no mundo, Deus se proveu de um cordeiro para sacrificar em expiação pelo pecado.

Para entender esta prática é preciso antes entender esta palavrinha pouco utilizada em nossos dias, mas que significa, em termos jurídicos: “Expiação = cumprimento da pena imposta à pessoa a quem se imputou a prática de um crime.” Considerando indiscutivelmente que o pecado nada mais é do que um crime contra as leis de Deus, todo pecador então, deveria sofrer a condenação, o castigo pelo pecado, afinal, “o salário do pecado é a morte” (Rm. 6:23) ou ainda, “toda alma que pecar, esta morrerá” (Ezequiel 18)!

E foi assim que o Senhor instituiu o sacrifício de animais como expiação pelo pecado no Antigo Testamento para o povo Judeu conforme descrito na lei de Moisés, como por exemplo explicado aqui: “E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.” (Levítico 4:35)
E olha um detalhe interessante: “Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde.” (Êxodo 29:39) Jesus foi oferecido como o sacrifício da tarde em cumprimento também a esta exigência.

Outra característica imprescindível deste animal é que “ele oferecerá a sua oferta ao Senhor, um cordeiro sem defeito de um ano em holocausto, e uma cordeira sem defeito de um ano para expiação do pecado” (Números 6:14)

O cordeiro “sem defeito” representava o inocente morrendo no lugar do culpado! Assim foi mesmo Jesus, o único sem defeito, perfeito, sem manchas, sem pecado! Por isso foi um único sacrifício que valeu por todos! Porque os sacrifícios da Antiga Aliança eram apenas sombras do que na realidade estaria por vir!

Mais um critério: o cordeiro deveria ser “de um ano”! Na verdade, cordeiro é o filhote de carneiro, assim considerado até um ano de idade. Denota a humildade do sacrifício, porque, geralmente se usa a palavra cordeiro também em sentido figurado para descrever uma pessoa pacífica, cândida. Perfeitamente equivalente a Jesus! Manso e humilde como citado em Atos dos Apóstolos a tão famosa passagem de Isaías 53: “Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca.” (Atos 8:32)

Mas este não é o fim da História!! Este nosso Cordeiro que foi morto, sem abrir a sua boca, em meu e seu lugar, RESSUSCITOU em glória e está vivo à direita do trono de Deus!! E mais, voltará vitorioso como o Leão da Tribo de Judá!!
Sim, aquelas outras tantas muitas referências ao Cordeiro no Apocalipse é de um Cordeiro no Trono Triunfante!! Aleluia!

🛐 Oração: 🛐
Nesta oração eu já quero unir minha voz com todos aqueles que “com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças... Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Ap 5:12,13)

Compartilhei minha 6ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário