✝ 4ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝
💖 “JESUS É O UNIGÊNITO FILHO DO PAI” 💖
A próxima definição de quem Jesus é está no versículo 14, quando João declara ainda em seu 1º capítulo:
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do UNIGÊNITO do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)
Só neste verso já é possível visualizar direta ou indiretamente os 4 atributos vistos neste mês, reafirmando que Ele é a Palavra (Verbo), Ele é Deus (glória como do Pai), Ele é Luz (verdade) e agora explicitamente Ele é o Filho Unigênito de Deus Pai. Como Deus, Ele está na 2ª Pessoa da Trindade como Deus-Filho. Praticamente, vamos complementar o título da 2ª semana com mais algumas observações.
E para complementar... vamos citar mais uma referência logo na sequência: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (João 1:18) Note que dizer “o Filho unigênito está no seio do Pai” denota muito mais uma relação amorosa e familiar do que “o Verbo estava com Deus”! A ênfase “no seio” retrata uma intimidade de quem foi “gerado”, muito maior do que de quem foi “criado”. Por isso que, por enquanto, Jesus é o Filho Único, porque, até então, somente Ele era o Filho gerado por Deus “Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.” (Atos 13:33) E repetido em Hebreus 1 verso 5: “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?”
Isto implica afirmar que Jesus é o único Filho da mesma espécie de Deus, mesma natureza do Pai, único neste aspecto!
Contudo, se por este aspecto, como Filho Unigênito, Ele é revelado 100% Deus-Filho, por outro lado, Ele também é 100% Filho-Homem, como o primogênito de José e Maria já que afirma a Palavra que José “não a conheceu (Maria) até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.” (Mateus 1:25)
Mas... as boas novas se resumem em dois outros conhecidos versos que contém a mesma designação proferida pelo mesmo João poucos capítulos a frente: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (...) Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do UNIGÊNITO Filho de Deus.” (João 3:16,18)
Aliás, o único que utilizou esta nomenclatura de “Unigênito” foi mesmo João, conforme citado nos versos acima em seu Evangelho, bem como reiterado em sua 1ª carta: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho UNIGÊNITO ao mundo, para que por ele vivamos.” (1 João 4:9)
Sim, por meio da doação do Filho Unigênito, podemos também nos tornar filhos por adoção pelo amor de Deus Pai nesta maravilhosa família espiritual da fé cristã. A partir de então, todas as demais referências do Novo Testamento começam a tratar Jesus não mais como o Unigênito, mas agora como o Primogênito entre muitos irmãos, confira:
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8:29) Viu, temos um irmão mais velho, Ele é Jesus, o primogênito!
🛐 Oração:
“Querido Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Teu Filho Unigênito, o único em natureza divina, diante de Ti me achego, como também reclinada em Teu seio para agradecer este teu tão grande amor, a ponto de ser chamada filha de Deus, e de fato sou tua filha, deixei de ser simplesmente criatura, e fui adotada por Ti, por isso posso te chamar também de Aba, Pai, meu Paizinho Celestial! Agradeço por me sentir acolhida em Tua família divina! Obrigada, Pai! Grata, meu amado Jesus, por ter se tornado o primogênito entre meus muitos irmãos na fé. Sou muito agradecida por estar neste relacionamento de intimidade familiar com Deus Pai e com Deus Filho por meio do Deus Espírito Santo! Minha oração neste final de mês de janeiro é que DEUS ilumine a mente e coração de cada um aqui com a LUZ da Sua PALAVRA para vivermos em família com o UNIGÊNITO do Pai, agora como nosso irmão mais velho! Amém?!”
Compartilhei minha 4ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário