sábado, 19 de dezembro de 2020

51ª SEMANA = “JESUS É O EU SOU”

✝️ 51ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


⁉️ “JESUS É O EU SOU” ⁉️


Embora tenhamos passado o ano todo falando quem é Jesus, obviamente não foram esgotados todos os seus atributos e adjetivos nestas poucas 52 semanas! Nem ainda se exaustivamente eu descrevesse a cada segundo por todo tempo que eu viver, nem assim todas as Suas qualidades teriam sido exploradas. Como já afirmamos na semana passada, o fato de Ele ser Eterno está diretamente ligado ao fato de que tudo a Seu respeito transcende o entendimento humano.


Mas a esta altura, será que estamos fazendo ainda a mesma pergunta que os judeus da sua época fizeram a Jesus: “‘Quem é você?’, perguntaram eles”. No entanto, é notório que o interesse deles com esta pergunta não era genuíno e verdadeiro como tem sido o nosso em descobrir cada vez mais e melhor quem é Jesus. Não, absolutamente! A pergunta irônica deles estava carregada de incredulidade e desprezo, ainda mais evidenciado quando pela segunda vez eles insistem no confronto condenatório: “Quem você pensa que é?” (v:53) E eu faria minha a mesma resposta de Jesus: “‘Exatamente o que tenho dito o tempo todo’, respondeu Jesus.” (João 8:25) Sim, o tempo todo, a cada semana, todo santo sábado, eu tenho dito quem “JESUS É” embasada na própria Palavra de Deus, tanto nas afirmações dos profetas, dos apóstolos, como principalmente nas próprias autodesignações de Jesus. E este capítulo 8 de João é emblemático para este tema, porque só nele Jesus usa pelo menos 5 vezes a expressão “‘EU SOU”: 1ª) “Eu sou a luz” (v:12); 2ª) “Eu sou lá de cima” (v:23); 3ª) “Eu Sou” (v:24); 4ª) “Eu Sou” (v:28); 5ª) “Eu Sou” (v:58). É como se Ele estivesse afirmando “EU SOU O QUE SOU e ponto final.” Até porque, como tenho dito, faltam palavras no raso vocabulário da nossa língua e de qualquer outro idioma para alcançar uma definição perfeita e completa de Jesus. Por este motivo, ele se define por “EU SOU”.


Isto nos remete a pergunta agora de Moises: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: ‘O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?” Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: ‘Eu Sou me enviou a vocês’. (...) Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.” (Êxodo 3:13-15). E ponto. Sim, Ponto Final porque não existe nada além Dele, mas 3 pontinhos também porque as reticências indicam um sentido de continuísmo (eterno). Mas o ponto de interrogação sempre continuará porque nossa sede por perguntar quem é Jesus não vai ter fim! Ah sim, o ponto de exclamação, sem dúvida, virá seguindo cada resposta em expressão admirada na vertente emocional com uma entonação de alegria e surpresa! Aliás, uma passagem que bem ilustra estas pontuações está aqui: 


“Os homens ficaram perplexos e perguntaram: ‘Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?!...’” (Mateus 8:27)


Ele responderia novamente: “Eu Sou o que Sou!” Tanto quanto eu continuarei declarando: “ELE É O QUE É!”


“‘E vocês?’, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou?’” (Mateus 16:15)


Espero ter lhe ajudado ao longo deste ano a responder esta pergunta tão importante que o próprio Jesus pede a nossa resposta! Pois quanto mais e melhor soubermos responder quem JESUS É (2020), mais e melhor entenderemos tudo o que JESUS FEZ (2018), mais e melhor compreenderemos o que JESUS FALOU (2019) para mais e melhor crescer e nos edificar por meio do que JESUS DÁ (2021) a cada um de nós como Cabeça que é de um mesmo Corpo com ELE. #ficaadica!


Esta é a grande sacada de todo este plano divino: Se somos um com ELE, logo, somos como ELE É, FAZEMOS o que ELE FEZ, FALAMOS o que ELE FALOU, porque ELE DÁ tudo que necessitamos para TERMOS o que ELE TEM! Ô Glória!!!


"Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou.” (João 13:19)


🛐 Oração: 🛐

Meu Jesus Amado, que bênção e que glória para mim chegar a esta conclusão: somos um! Não sou apenas “uma só carne” com um igual a mim, “osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Não! Eu sou uma com Aquele que é TUDO em todos! Eu sou o que sou pela Sua graça, sou porque Tu és, sou porque Tu me fizeste ser! Tu és TUDO pra mim, em mim e por mim! Por isso meu louvor, minha adoração e minha eterna gratidão a Ti somente!


Compartilhei minha 51ª Semana


Marina M. Kumruian 

Nenhum comentário:

Postar um comentário