sábado, 14 de novembro de 2020

46ª SEMANA = “JESUS É O MARAVILHOSO CONSELHEIRO”

 ✝️ 46ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


💬 “JESUS É O MARAVILHOSO CONSELHEIRO” 💬


Este é um dos nomes que o profeta Isaías atribui a Jesus naquela célebre citação messiânica: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (9:6)


Como já reconhecemos em reflexões passadas, Jesus também é Deus, embora na Trindade Ele seja identificado como Deus-Filho, é interessante notar que neste texto Ele também é, não só o DEUS FORTE, mas também o PAI DA ETERNIDADE. Isto reforça a declaração que Ele mesmo fez: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). 


Além disso, Isaías o chamou também de CONSELHEIRO, o que comparado a João 14:16 nos leva a entender que Jesus e o Espírito Santo também possuem a mesma qualidade! Observe nesta outra declaração de Jesus: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre”. Estudiosos do grego nos ensinam que esta palavra no original usada aqui para “outro” não é “héteros” (outro diferente), mas “állos” (outro igual, da mesma essência!), o que também reforça a unidade e igualdade de Jesus com o Espírito Santo, bem como com toda a Trindade! 


Tudo isso para simplesmente enfatizar que temos uma Trindade de conselheiros divinos em DEUS PAI, em DEUS FILHO e em DEUS ESPÍRITO SANTO que vale como uma multidão de conselhos para sermos bem sucedidos em tudo o que fizermos como já bem sabiamente declarava o rei Salomão, filho do rei Davi: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22) E mais: “Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” (Provérbios 24:6)


Ontem inclusive recebi uma meditação justamente sobre isso baseada no Salmo 32.8: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho." Palavras estas escritas agora pelo rei Davi, pai de Salomão, completando assim a referência ao Conselheiro Deus Pai! 


Não sei você, mas eu tenho vivido dias em que uma das coisa que eu mais tenho procurando é um bom conselho, mais que isso, um conselho certo, para ser ainda mais específica, um conselho divino! Não opiniões infundáveis... não mais palpites improcedentes, nem muito menos alternativas capciosas que podem me induzir ao erro irreversível! Chega! 


Tenho orado e buscado ouvir do Pai Celestial aqueles velhos, porém sábios conselhos cheios de experiência que perfeitamente se aplicariam na minha atual realidade confusa diante da necessidade urgente de tomada de decisões! 

Poderia também considerar a pessoa do Espírito Santo, como de fato foi traduzida a palavra “Conselheiro”, como aquele Advogado de defesa que se coloca ao lado do seu “cliente” para instruí-lo diante das causas mais difíceis (impossíveis até) de se resolverem sem transgredir nenhuma lei e, por outro lado, sem deixar de se beneficiar de qualquer direito que estivesse a seu favor. 

Além disso, ressalto, especialmente, a validade do conselho de quem já esteve em tudo na “minha pele”, sim, por se ter feito carne como eu, gente como a gente, Jesus, o Maravilhoso Conselheiro, pode me dizer exatamente o que fazer e como fazer porque já experimentou a angústia de ter que escolher entre dois sentimentos conflitantes quando orou ao Pai: “Se possível... contudo, não seja como eu quero, mas sim seja feita a Tua vontade!” 


🛐 Oração: 🛐

Assim também tenho orado, meu Aba Pai, se possível afasta de mim estas situações confusas, complicadas, difíceis, ao meu ver, muitas vezes impossíveis... contudo, não seja como eu quero, como eu penso ser o melhor, como minha mente lógica raciocina para decidir ou minha vontade egoísta me provoca a escolher, nem muito menos como minhas emoções inconstantes me impelem a resolver da minha maneira... Não! Estou disposta a fazer a Tua vontade perfeita, a optar pelo Teu conselho infalível, mas para isso... fala comigo! Aconselha-me, paizinho, o que devo fazer, como devo agir, sou ainda muito carente da Tua instrução, não me deixes confundida, nem perdida, mas cumpre a tua acalentadora promessa assegurando-me que, quer eu me volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de mim me dirá: "Este é o caminho; siga-o". (Isaías 30:21). É esta Tua voz que quero ouvir para poder este teu conselho obedecer!


Compartilhei minha 46ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário