sábado, 31 de outubro de 2020

44ª SEMANA = “JESUS É O MANSO E HUMILDE”

 ✝️ 44ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


🐐 “JESUS É O MANSO E HUMILDE” 🐐


Foi Ele mesmo quem declarou:

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que SOU MANSO E HUMILDE de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29)


Se há uma qualidade de caráter que temos muita dificuldade em aprender do Senhor é esta: Humildade e Mansidão!


E olha que Ele sim teria muito de que se orgulhar e se impor como glorioso Deus que é, mas como bem revela a Palavra, “embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se (ou gloriar-se); mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome...” (Filipenses 2:6-9)


O modelo deixado por sua vida é um exemplo clássico de alguém que pôde experimentar a exaltação que procede da humildade. Esta sim não é traiçoeira e nem perigosa porque é concedida por Deus e não pelos méritos próprios ou pela auto promoção, pelo contrário, o esforço próprio aí consiste em, justamente, se esvaziar de toda presunção gananciosa.


A humildade de Jesus é vista desde seu nascimento naquela simples manjedoura da estrebaria em Belém... até a sua morte antecedida com aquela entrada triunfal em Jerusalém montado “num jumento, um jumentinho, cria de jumenta”, apresentando-se assim como o “Rei de Sião”, manso e humilde como um jumentinho, mas “justo e vitorioso” como um Leão! (Zacarias 9:9)


E assim como aquele jumentinho andou na “mesma pegada” de Jesus, devemos também “andar como ele andou.” (1 João 2:6). E para andar junto com e como Jesus, o acordo é fundamental (Oséias 3:3), de maneira que nossa mansidão não poderá ser alterada e nem a nossa humildade ameaçada. Creio que pensando nisso, Jesus já deu a dica de tomar sobre nós o Seu jugo. O Jugo é aquela peça de madeira para atrelar os bois à carroça ou ao arado, também chamado de canga, por meio do qual todos conseguem andar emparelhados, na “mesma pegada”!


Com esta ilustração em mente, podemos imaginar aquela tábua sobre nosso pescoço pressionando a nossa cerviz de tal maneira a manter uma postura curvada em sinal de humildade. Embora Jesus chame este “peso” de “leve e suave”, ele deve ter o poder suficiente de amansar qualquer petulante que queira empinar o nariz além do permitido. Ainda com a cena viva em nossa imaginação, observe que tomar um jugo desigual, como por exemplo, um jumentinho pacato com um javali selvagem, pode não se chegar a lugar nenhum e ainda causar um grande estrago para as partes!


Portanto, vamos atender ao apelo do próprio Senhor Jesus e aprender Dele a “responder com mansidão e temor a todo aquele que nos pedir a razão da nossa fé” (I Pd. 3:15,16) a semelhança de Seu caráter tanto nas ações quanto nas reações, tanto nas palavras quanto até mesmo nos sentimentos, tanto para com uns como para com os outros a fim de que o testemunho da nossa fé seja reconhecido como proveniente de quem tem a mesma atitude do Senhor Jesus.


Lembre-se: “Bem-aventurados os mansos e humildes, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5)


🛐 Oração: 🛐  

Amado Deus, assim já tenho orado para que Tu afaste de mim a soberba e crie em mim um coração manso e humilde segundo o teu coração. Que o Teu espírito produza em mim o fruto da mansidão fazendo-me exercitar o domínio próprio e evidenciar uma humildade sem hipocrisia. Reconheço que não vale a pena alimentar um orgulho fútil nem muito menos instigar uma violência selvagem diante de circunstâncias que estão unicamente sob Teu controle podendo o Senhor abater os exaltados e engrandecer os humildes. Perdoa-me todas as vezes que me exaltei, transforma-me em uma gatinha mansa e tranquila como é assim o meu Dono.


Compartilhei minha 44ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário