sábado, 17 de outubro de 2020

42ª SEMANA = “JESUS É A PEDRA ANGULAR ... A ROCHA ETERNA”

 ✝️ 42ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


🏞️ “JESUS É A PEDRA ANGULAR ... A ROCHA ETERNA” 🏞️


Dentro ainda do mesmo texto da semana passada, depois de trazer a “moral da história”, Jesus solta uma dessa:

“Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’. Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino. Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.” (Mateus 21:42-44)


Isso disse ele aos mestres da lei, aos escribas, fariseu e sacerdotes que tanto conheciam este trecho citado do Salmo 118:22, mas mal sabiam que falava a respeito deles mesmos, porque estavam ali rejeitando a Jesus, sem perceber que Ele era o Messias prometido, o Salvador que tanto eles esperavam, o Reis de Israel! Desprezaram a “pedra” que viria a ser a “principal pedra”, chamada de “cabeça de esquina”, aquela que dá a base e o alinhamento para toda a construção a ser edificada, e que em outro sentido, com um jogo de palavras, o autor indica ser Ele o Governante Principal do reino!


Isaías ainda declara desde a antiguidade que “o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna, portanto, nele confiem!” (26:4) Qualquer outro perto dele é apenas um minúsculo grão de areia! O próprio Pedro aprendeu muito bem isso alguns capítulos atrás quando Jesus lhe dirigiu a palavra dizendo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mateus 16:18)


Muitos estudiosos explicam o significado original no grego para esclarecer que Pedro é “Petros” = pedregulho, pedrinha, e que pedra é “petra” = rocha grande maciça! Sendo assim, compreendemos que Jesus estava fazendo um paralelo da pequenez de Pedro ao lado da forte grandeza do Senhor, sobre quem a Igreja seria construída e bem firmada sobre a Rocha, que é Cristo, ainda que por meio do ministério apostólico, como bem também esclarece o apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” (2:20)


Por isso a Igreja permanece inabalável até hoje, porque nada e nem ninguém pode prevalecer contra ela, já que está arraigada e alicerçada sobre um firme e forte fundamento, que é Cristo Jesus! E quando falamos em “Igreja”, também não estamos nos referindo aos edifícios de concretos em cada esquina, mas no conjunto das “pedras vivas” de uma “casa espiritual” que ao longo dos séculos está sendo erguida no Reino de Deus!


Veja como o próprio Apóstolo Pedro transmite esta verdade na realidade desta figura de linguagem, quando diz assim:

“À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Pois assim é dito na Escritura: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado’. Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, 'a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular', e, 'pedra de tropeço e rocha que faz cair'. Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.” (1 Pedro 2:4-8 - Atos 4:11)


E algo ainda mais lindo sobre esta Pedra Viva, esta Rocha Eterna, é que dela brota uma fonte inesgotável de Águas vivas e cristalinas da qual podemos nos saciar e experimentar o refrigério para nossas almas, porque ... “beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” (1 Coríntios 10:4)


🛐 Oração: 🛐

Grandioso Jesus, Tu és a minha pedra mais preciosa e de grande valor! Tu és a Rocha mais alta em quem firmei os meus pés! Jamais te rejeitarei, porque para mim Tu não és uma pedra que eu tropece para cair, o Senhor é a pedra principal que dá sustentação para todo o palácio espiritual que foi construído para nós em Teu Reino Eterno! Obrigada por também me considerar uma pedra viva junto a Ti! Grata e saciada, continuarei para sempre bebendo desta Pedra espiritual!


Compartilhei minha 42ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário