sábado, 10 de outubro de 2020

41ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É O HERDEIRO”

 ✝️ 41ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


🗝️ “JESUS É O HERDEIRO” 🗝️


Eu não sei se você tem muita familiaridade com estas questões de herdeiros e heranças... eu até pouco tempo, falando em termos naturais da minha família, não tinha ainda me preocupado em passar por isso. Geralmente, somos herdeiros dos nossos pais, mas quando meu pai morreu, o pouco que tinha, ficou, claro, para uso da minha mãe. Mas no final do ano passado, ela também faleceu, e embora devêssemos regularizar as questões legais referente à herança e inventário, acabamos deixando para depois do luto, das festas, das férias, da pandemia e outras ocorrências complicadas na família. Contudo, acabamos nos dando conta que os impostos para com o Estado não esperam e antes que juros e multas roubassem a bênção da nossa pequena, mas estimada, herança, começamos a nos inteirar do assunto, o que se tornou muito oportuno quando me deparei com o próximo adjetivo de Jesus para esta semana: JESUS É O HERDEIRO!


O texto de Mateus é este: “Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’. Assim eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram. "Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores?"” (21:38-40)


Nesta parábola, Jesus é o filho, o herdeiro. E o dono da vinha, que seria o pai, é Deus! Mas como vimos semana passada, Jesus também foi chamado de “dono da casa”, logo, fica comprovado que ele já recebeu a herança do Pai. Podemos entender melhor quando compreendemos que temos 2 testamentos, o Antigo e o Novo, como explicado em Hebreus:

 

“Há muito tempo (seria no Antigo Testamento) Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles. Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei"? E outra vez: "Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho"? E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: "Todos os anjos de Deus o adorem". (1:1-6)

E a Palavra continua esclarecendo mais à frete: “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez." (9:15-17) 


Sendo assim, a boa notícia é que nós, os chamados, eu e você que cremos, nos tornamos coerdeiros com Cristo quando nos tornamos filhos de Deus, quando recebemos “o Espírito que nos adota como filhos, por meio do qual clamamos: 'Aba, Pai'. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” (Romanos 8:15-17)


Sim, esta glória é parte da nossa herança, “uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês” (1 Pedro 1:3,4) E o que valida esta promessa não é um inventário registrado no cartório regional com reconhecimento de firmas humanas, mas é a pura “palavra da verdade, o evangelho que os salvou, (e que fomos) selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1:13,14)


🛐 Oração: 🛐

Minha eterna gratidão a Ti, meu Pai Celestial, por esta tão rica e gloriosa herança que está prometida por pura graça a mim, “de modo que não me tornarei negligente, mas imitarei aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida” (Hebreus 6:12) Até chegar o grande dia de tomar posse quando "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.’” (Mateus 25:34) Por esta herança, sim, vale a pena esperar!! Enquanto isso, vou examinando no Novo Testamento as partes que me cabem desta incalculável e imensurável herança que já desfruto e desfrutarei por toda a eternidade!


Compartilhei minha 41ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário