sábado, 12 de setembro de 2020

37ª SEMANA = “JESUS É O EMANUEL”

 ✝️ 37ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️


😇 “JESUS É O EMANUEL” 😇


Ao longo destas 37 semanas temos considerado muitos e maravilhosos atributos do nosso Senhor Jesus extraídos das páginas do Evangelho de João. Mas a partir desta semana, “varreremos” as atribuições que o evangelista Mateus traz em sua versão. E a primeira delas, mencionada logo no seu primeiro capítulo, apresenta, se não a mais linda, uma das mais! Porque ainda que todos os atributos caracterizem a pessoa de Jesus de maneira tão especial e divina, seria uma grande perda saber que este Cristo extraordinário estaria distante de nós, inatingível, inalcançável... Então a boa notícia de hoje é que Ele é o EMANUEL, que significa o DEUS CONOSCO!! 


Aliás, esta designação já foi profetizada no Antigo Testamento antes mesmo do seu nascimento quando Isaías se referiu ao Messias, e agora Mateus relembra esta citação: “Tudo isso aconteceu para cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: ‘Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’”. (Mateus 1:22,23 = Isaías 7:14)


Será que somos capazes de entender o que significa ‘Deus conosco’? Parece algo inconcebível que um Deus de tamanha grandeza e majestade celestial, tenha se submetido ao propósito de vir à terra para “estar conosco”, andar entre nós, comer com publicanos e pecadores, conversar não só com homens, mas também com mulheres e até crianças!


Como já vimos antes, o Deus que se fez carne e habitou entre nós, o Deus que se esvaziou de si mesmo e tomou a forma de servo, fez tudo isso para chegar no nosso nível, na nossa condição, de maneira que pudesse se relacionar com a gente de igual para igual. Que exemplo de Pai Presente, que exemplo de Amigo Empático, que paixão de Noivo comprometido!


E ainda que tenha vindo, mas voltado para seu trono de glória, ele ainda assim não nos abandonou... como prometeu:

“Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade(...) vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” (João 14:16-18)


Mais do que agora “estar conosco”, Ele está EM NÓS por meio do seu Espírito que em nós habita! Isso faz com que todos os seus maravilhosos atributos que temos estudado, estejam em potencial dentro de nós, como por exemplo, a “luz” que Ele é, foi distribuída para brilhar em cada um de nós... o pão que Ele é nós comemos dele, Ele é a Palavra que está na nossa boca e no nosso coração, Ele é a Videira que se faz um conosco, Ele é o caminho pelo qual estamos Nele. Bem do tipo #juntosemisturados! Então Ele continua para sempre sendo o EMANUEL, o Deus conosco, o Espírito de Deus em nós 24h por dia, 7 dias por semana... o tempo todo e em todo tempo!!


Já não estamos presos a tempo e espaço, já não é mais só algumas horas de um só dia da semana que temos para cultuar nosso Deus, já não é só em um limitado templo físico que encontramos nosso Mestre, nem temos que busca-Lo em procissões quilométricas para em um “lugar” determinado passar um tempo com Ele em determinada “época” do ano. Não! Absolutamente não! Ele está mais do que perto agora, Ele está dentro! Ele está mais do que próximo hoje, Ele está em nós, como prometeu: “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt28:20)


🛐 Oração: 🛐

Meu querido Emanuel, como é confortante saber que o Senhor está comigo em todo tempo, por toda a minha vida e que nunca jamais me abandonará! Tua presença é tudo o que eu preciso, é tudo o que eu mais quero! Mas confesso, Jesus, muitas vezes eu perco a consciência dela e as distrações e preocupações do dia a dia roubam a atenção devida que eu deveria dar à Tua Presença bem como os benefícios que ela me daria se mais e melhor aproveitada. Perdoe-me por isso e me ajuda a manter-me em estreita comunhão com o Senhor de maneira a que eu perceba e desfrute da Tua companhia intensamente, como se eu tivesse literalmente colada contigo, junto e misturada com o Senhor para sempre! Que assim sejamos, inseparáveis, pois nem mesmo pela morte eu me afastarei de Ti, muito ainda pelo contrário, ela só nos aproximará ainda mais e melhor! Sim, Tu estás comigo, e eu estou contigo e nada nos separará deste amor, pois crio como o Salmista: “É impossível me ausentar do teu Espírito; não há como fugir da tua presença. Se subo aos céus, lá estás; se desço ao mundo dos mortos, lá estás também...mesmo ali tua mão me guiará, e tua força me sustentará.” 


Compartilhei minha 37ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário