✝️ 26ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️
👣 “JESUS É O EXEMPLO” 👣
Continuaremos na mesma passagem bíblica do sábado passado em João 13 quando Jesus, sendo SENHOR e MESTRE, lava os pés dos seus discípulos. E o motivo pelo qual Ele fez isso é que vai fazer jus ao título desta semana:
“Eu lhes dei o EXEMPLO, para que vocês façam como lhes fiz.” (v:15)
Ele não só deu o exemplo, ELE É O EXEMPLO! Ele é nosso paradigma em quem devemos nos espelhar como imitadores! Naturalmente, quando consideramos Jesus um exemplo a seguir, logo imaginamos seu caráter impecável, sua sabedoria celestial, a beleza da sua santidade, sua pureza e doçura, sua grandeza e poder, sua autoridade e ousadia... atributos e virtudes verdadeiramente invejáveis e tão desejáveis... No entanto, a atitude a que Ele nos pede para fazer o mesmo não nos parece nada prazerosa: lavar os pés! E detalhe: inclusive daqueles que, de certa forma, estão em posições inferiores à nossa, ou até mesmo daqueles que nos negarão consideração, que serão nossos traidores e inimigos cruéis!
Pedro, o apóstolo, foi um dos que experimentou “na pele” este gesto exemplar de humildade por parte de Jesus! Aliás, este e outros exemplos deixados por seu Mestre o levaram a escrever na sua epístola as lições que aprendeu “in loco”:
“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes EXEMPLO, para que sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, nem dolo algum foi encontrado em sua boca. (No entanto) Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.” (1 Pd 2:21-23)
Já pensou em “seguir este exemplo”? Eu??? Ser insultada e não revidar? Sofrer calada? Este modelito está meio fora de moda hoje em dia para se aderir, não é? Mas quem dita a nossa moda é a Bíblia e ela nunca será ultrapassada, antes afirma inclusive que “Para isso vocês foram chamados”! E ainda afirma pouco antes que “é louvável, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suportar aflições sofrendo injustamente.” (v:19)
O que podemos relacionar destas duas passagens juntas, é que não basta simplesmente não fazer o mal ao que não é bom, mas ir além, fazendo o bem ao mau!! Complicado? Pois é nestas horas que imploro para Jesus viver a cena no meu lugar e eu mesma já não viver mais... como me fazendo de mortinha, mortinha... pois só assim para não sentir a dor que me levaria impulsivamente a revidar fazendo ameaças... Não é fácil, concordo! Mas estou aprendendo a jogar a “bomba” “àquele que julga com justiça.” Até porque à Ele pertence a vingança! Posso até me irar por instantes... mas não pecar!
Estou confessando de próprio punho mesmo e com propriedade. Esta semana, mais precisamente dia 25, completei 32 anos de casada (com o mesmo marido!!), Bodas de Pinho! E posso afirmar sem medo de errar que só foi possível chegar até aqui (e continuar até que a morte nos separe) porque tenho procurado seguir o EXEMPLO de lavar os pés dele (que aliás, já fiz isso literalmente uma vez e figuradamente inúmeras!) e me esforçado por “sofrer calada” como ideal a se tornar real a cada frustração, a cada desacordo, a cada incompreensão, a cada injustiça...
Sim, porque isso se aplica muito perfeitamente aos relacionamentos conjugais, visto que na sequência do padrão demonstrado por Pedro com o exemplo de Jesus, segue a seguinte instrução: “Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.” (1 Pedro 3:1,2) Observou o adverbio de modo “Do mesmo modo”, isto é, “igualmente”, “como” o EXEMPLO dado anteriormente.
E falando em “como Cristo”, um outro exemplo clássico deixado por Jesus foi o Seu perdão, confira só este protótipo:
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim COMO Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:13
🛐 Oração: 🛐
Meu Jesus, admiro e aspiro por seguir todo o seu exemplo. Quero ser tua imitadora como filha amada, quero ser um retrato espelhado de Ti. Mas me ajude, preciso muito ainda aprender de Ti, que és manso e humilde de coração, para que eu ache descanso para a minha alma (Mateus 11:29). Já aprendi que para retratar tua glória em mim, primeiro eu preciso ser semelhante na tua humildade, tendo o mesmo sentimento que houve em Ti, esvaziando-me de mim, negando-me a mim mesma, tomando a minha cruz e te seguindo os passos até que, ao Seu tempo eu seja exaltada.
Compartilhei minha 26ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário