✝️ 20ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️
🐑 “JESUS É O BOM PASTOR” 🐑
Continuando ainda no mesmo capítulo 10 de João quando na semana passada vimos Jesus se apresentando como a “porta” das ovelhas, seguindo por esta mesma figura de linguagem, Ele também se autodesigna como pastor, dizendo: “Eu sou o bom pastor” (v:11).
Ora, Ele não é só um pastor, Ele é “O BOM PASTOR”! Isto O diferencia da tão difamada categoria de pastores maus. Ele é ainda referido como o “SUMO PASTOR” (I Pd 5:4), ou seja, o supra sumo em termos de líder espiritual. O mesmo Pedro ainda acrescenta junto ao título de Pastor, também o de “PASTOR E BISPO das nossas almas” (2:25). E o autor de Hebreus o exalta a “GRANDE PASTOR das ovelhas” (13:20). Este é nosso Senhor Jesus, o nosso Supremo e Grande Bom Pastor!
Ele é um pastor deste naipe porque Ele “dá a sua vida pelas ovelhas” (v:11). Engraçado, mas este “pastor de ovelhas”, deu mesmo sua vida como um “Cordeiro” pelo seu rebanho. Porém não ficou morto, ressuscitou e continua sendo ainda este nosso bom pastor e nada nos faltará, nem "pastos verdejantes e nem águas tranquilas" (Salmo 23). E assim continuará sendo nosso “Cordeiro Guia” por toda a eternidade: “Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de GUIA para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 7:17)
Assim Ele foi predestinado antes de seu nascimento conforme predito pelo profeta Miquéias (5:2) no Antigo Testamento e repetido no Novo Testamento quando no seu cumprimento: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o GUIA que há de apascentar o meu povo Israel.” (Mateus 2:6)
E assim, como Bom Pastor, por todo o tempo que viveu nesta terra Ele se compadeceu, “vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm PASTOR.” (Mateus 9:36)
Mas, este Pastor, que tanto acolheu suas ovelhinhas foi abandonado... que tanto cuidou das feridas do seu pequeno rebanho na Palestina, foi ferido no calcanhar por uma serpente e suas ovelhas se espalharam. “Disse-lhes Jesus: ‘Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o PASTOR, e as ovelhas serão dispersas’.” (Marcos 14:27)
No entanto, a diáspora destas ovelhas só fez este rebanho alargar ainda mais as suas fronteiras e até hoje prosseguir crescendo sob a mesma liderança daquele que antes já havia declarado: “Eu sou o BOM PASTOR; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;” (João 10:14)
Eu tenho conhecido e prosseguido em conhecer este meu Bom Pastor e sei que Ele também me conhece mais e melhor do que ninguém. E você, já o conhece? Este é o tempo para conhece-lo ainda mais e melhor, antes que venha o tempo no qual “todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o PASTOR aparta dos bodes as ovelhas;” (Mateus 25:32) Ele conhece suas mansas ovelhas, não os bodes bravos!
Jesus é este exemplo de Bom Pastor! Um Guia para ser seguido como modelo. Por isso, quero aproveitar que este é o Mês da Família, e mais especificamente lembrando que ontem, dia 15 de maio, é celebrado internacionalmente o Dia da Família, faço aqui um apelo para os bons pastores do rebanho familiar, sim, para os pais como os verdadeiros líderes do lar, para que sejam “grandes” e diligentes nesta função de guiar esposa e filhos pelo estreito caminho que conduz a salvação!
“Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o SUPREMO PASTOR, vocês receberão a imperecível coroa da glória.” (1 Pedro 5:2-4).
É isso aí, maridos, de acordo com Efésios 5, vocês são para as esposas o que o Supremo Pastor é para a Igreja, portanto... façam como Ele faz, se necessário, deem a vida pelas suas ovelhas!
🛐 Oração: 🛐
Querido Jesus, tu és o meu Bom Pastor, de nada terei falta! O Senhor me guia, me guarda, me alimenta, me cuida, me ama me conhecendo mesmo do jeito que eu sou! Só tenho que te agradecer! Obrigada! Capacita agora meu marido em casa e meu pastor na igreja a exercerem o pastoreio de acordo com o bom e exemplar modelo que o Senhor lhes deixou!
Compartilhei minha 20ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário