sábado, 25 de abril de 2020

17ª SEMANA DE 2020 = “JESUS É O SANTO DE DEUS”

✝️ 17ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️ 


😇 “JESUS É O SANTO DE DEUS” 😇


Continuando no mesmo capítulo 6 do Evangelho de João, no qual Jesus se auto apresentou como o Pão da Vida em um duro e longo sermão para a multidão de discípulos que o seguiam, conforme tratamos sábado passado, observamos ao final duas reações distintas, uma delas: “Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.” (João 6:66) A ideia de “comer do corpo” de Jesus como sendo o Pão da Vida, não lhes parecia muito saboroso, ao contrário, foi para estes um sermão bastante indigesto! Porém, para seus verdadeiros discípulos, famintos por “comer da Palavra Viva” ficou ainda mais apetitoso, conforme a bela e melodiosa declaração de Pedro quando “Jesus perguntou aos Doze: ‘Vocês também não querem ir?’ Simão Pedro lhe respondeu: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o SANTO de Deus’.” (João 6:67-69)

De fato, “daquela hora em diante”, ficou mesmo bem definida a separação entre os que são e os que não são separados!

Parece um jogo de palavras, mas propositadamente relacionei a separação com a santificação, de acordo com o significado original da palavra SANTO (Kadosh = palavra hebraica que serve como a raiz comum que dá origem a outras palavras relacionadas a esse mesmo conceito, como: “santidade”, “santificação”, “separação”, “consagração” etc. Os estudiosos dizem que na raiz dessa palavra estão inclusos os sentidos de “brilho”, “separação” e “pureza” e também transmite a ideia de “cortar fora”, “apartar” ou “separar”)

Estes conceitos muito bem se aplicam mesmo a Jesus, o Santo de Israel (Isaías 41:14,16,20), Aquele que foi separado e dedicado para um propósito sagrado. Jesus era e sempre será completamente santo em sua natureza, motivos, pensamentos, palavras e ações, por isso é chamado de Kadosh, o Santo de Deus!

A própria concepção de Jesus foi em santidade para que assim pudesse ser chamado Santo! Tanto que ao ser anunciado o seu nascimento “Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se sou virgem?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito SANTO virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado SANTO, Filho de Deus’.” (Lucas 1:34,35)

E Ele foi chamado SANTO até pelos mais profanos espíritos imundos quando ensinava na sinagoga: “Justamente naquela hora, um homem possesso de um espírito imundo gritou: ‘O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!’" (Marcos 1:23,24)

Sim, tanto seres humanos (Pedro), quanto seres angelicais (Gabriel) e demoníacos (espírito imundo) proclamaram a santidade de Jesus!

A beleza da Sua Santidade foi revelada tanto aos profetas do Antigo Testamento na visão de Isaías quando viu “o Senhor assentado num alto e sublime trono, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; (...)que proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". (6:1-3) Como também aos apóstolos do Novo Testamento na visão que João teve do trono celestial, com seres viventes ao redor, os quais “Dia e noite repetem sem cessar: "Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir". (Apocalipse 4:8)

“É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.” (Hebreus 7:26) Jesus o SANTO DE DEUS!!

🛐 Oração: 🛐
Portanto, minha oração é esta: que o Senhor, Santíssimo Jesus, também me santifique em tudo, tendo-me purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e me apresente a ti mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável (Efésios 5:26,27) Porque, assim como é santo aquele que me chamou, também devo ser santa em toda minha maneira de ser e em tudo o que eu fizer, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu, o Senhor, sou santo". (1 Pedro 1:15,16) Assim também proclamo que Tu és Santo, Santo, Santo! E não só SEI disso, mas também CREIO nisso!

Saúdo todos os santos, meus amados irmãos e irmãs, com um fraterno ósculo santo!

Compartilhei minha 17ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário