✝️ 15ª SEMANA DE 2020 = JESUS É ✝️
✝️ “JESUS É O HOMEM” ✝️
Sábado passado abordamos 2 dos 3 casos de curas realizadas por Jesus na sequência da nossa leitura pelo Evangelho de João, por isso dei o título de Jesus “Médico dos médicos”. Mas, na verdade, o título que o “paciente curado” atribuiu a Jesus quando lhe perguntaram quem o havia curado foi este que utilizei para esta nossa semana de acordo com o que “ele respondeu: ‘O HOMEM que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’". (João 5:11)
E não foi só ele, mas o 3º “paciente curado” também respondeu o mesmo: "O HOMEM chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo". Eles lhe perguntaram: "Onde está esse HOMEM?” (João 9:11,12)
“Na festa os judeus o estavam esperando e perguntavam: "Onde está aquele HOMEM?" Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: "É um BOM HOMEM". Outros respondiam: "Não, ele está enganando o povo"... Os judeus admirados perguntaram: "Como foi que este HOMEM adquiriu tanta instrução...?" (João 7:11,12-15)
Todos procuravam Jesus, alguns para receberem a vida que Ele transmitia... outros para matar! Isto vem desde seu nascimento, quando Herodes já O procurava para matar... e agora, ao fim da sua missão, seu destino era justamente a morte!
Ele sabia que não seria Herodes nem Pilatos quem o mataria, mas espontaneamente daria a Sua vida em resgate por muitos! Assim Ele já estava anunciando a sua morte a todos, mas eles não entendiam: “Os judeus disseram uns aos outros: 'Aonde pretende ir este HOMEM, que não o possamos encontrar?'" (v: 35) Jesus estava indo para morrer!
“Então alguns habitantes de Jerusalém começaram a perguntar: 'Não é este o HOMEM que estão procurando matar? Aqui está ele, falando publicamente, e não lhe dizem uma palavra. Será que as autoridades chegaram à conclusão de que ele é realmente o Cristo? Mas nós sabemos de onde é este HOMEM; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é'". (v: 25-27)
Infelizmente eles não haviam chegado a conclusão correta de que Jesus era o Cristo, mas concluíram apenas que era simplesmente um HOMEM, procurado para matar, quando Ele deveria ser achado para dar vida!
Na verdade, outros concluíram um pouco mais que isso quando “ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: 'Certamente este HOMEM é o Profeta'". (v:40) Sim, um Profeta com a eloquência de um Bom Mestre porque "'Ninguém jamais falou da maneira como esse HOMEM fala', declararam os guardas.” (v:46)
E nesta semana também de festa da Páscoa, "Onde está esse HOMEM?” Ontem, na Sexta-feira Santa, este HOMEM que curou a tantos, estava adoecendo... que libertou a multidões, estava sendo preso... que perdoou a todos, estava sendo condenado... que só fez o bem com boas obras, estava recebendo o mal em paga delas como “responderam os judeus: ‘Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque VOCÊ É UM SIMPLES HOMEM e se apresenta como Deus’”. (João 10:33)
E então foi assim que crucificaram a Jesus, como UM SIMPLES HOMEM!
“Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: ‘Eis o HOMEM!’” (19:5)
Sim, Jesus foi condenado como homem, não como Deus! Como Deus, Ele não teria culpa, óbvio, mas Ele se fez homem para tomar a minha e a sua culpa e ser castigado e condenado pelo meu e pelo seu pecado. Nenhum dos outros 14 títulos já dados aqui se atribuiriam melhor a Jesus na cruz, nem muito provavelmente nenhum dos próximos 37 títulos que ainda restam ao longo deste ano... Na cruz Ele era simplesmente um homem, como eu e você!
🛐 Oração: 🛐
Hoje eu oro para que a minha atitude seja a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, TORNANDO-SE SEMELHANTE AOS HOMENS. E, SENDO ENCONTRADO EM FORMA HUMANA, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição... à qual eu dobro os meus joelhos e confesso Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador, para a glória de Deus Pai. Amém! (Conforme Filipenses 2:5-11)
Compartilhei minha 15ª Semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário